Durante a nossa trajetória como Consultoras, percebemos em nossas alunas certa dificuldade na hora de explanar todas as informações extraídas dos clientes, para ensiná-los através do dossiê ou também Manual de Estilo, em como devem se portar após a Consultoria. Sabemos que essa é uma das principais etapas da Consultoria, por encerrar o processo da e unir tudo o que foi trabalhado ao longo do trajeto entre você e seu cliente. Para tornar essa tarefa mais fácil, separamos 5 dicas que te ajudarão na hora de montar um Manual de Estilo (ou Dossiê) incrível e te ajudar a desenvolver um trabalho mais seguro e assertivo. Vem com a gente!

1- Anote tudo ao longo do processo

O objetivo do Manual de Estilo é fazer um compilado de informações que torne o aprendizado da Consultoria de Imagem praticável após o término dos atendimentos. Ao longo do processo, você naturalmente vai extrair informações sobre o cliente e que não podem ser perdidas. Além dos resultados das análises e questionários, normalmente o próprio cliente revela alguns detalhes que merecem ser registrados. Tenha em mãos sempre algo que você possa fazer anotações pra que nenhuma informação seja perdida. No final do processo, esses pequenos detalhes trarão um valor específico ao seu trabalho, além de torná-lo original e personalizado de acordo com a necessidade de cada um dos clientes.

2- Relacione o antes e o depois

O objetivo da Consultoria de Imagem é provocar mudanças e gerar transformações desde o primeiro encontro. Sendo assim, é interessante que isso seja pontuado e mostrado ao cliente. Normalmente pedimos às nossas clientes que escolham um look que estão acostumadas a usar e se sentem confortáveis para fazemos uma fotografia e usar como “antes“. E, ao final do processo, quando coordenamos os looks de acordo com a nova proposta visual e tudo que foi desenvolvido, fazemos uma nova fotografia para registrar o “depois“. Esse comparativo é interessantíssimo para cliente e para você também! É possível perceber a evolução dele e tratar isso de forma palpável na hora de apresentar à ele e aos novos clientes.

3- Fale na linguagem do cliente

É comum acharmos que as pessoas sabem as mesmas coisas que sabemos mas isso é um leve engano. O trabalho de Consultoria de Imagem por mais simples que as vezes pareça, ele carrega muita técnica e muitas vezes termos desconhecidos pelas outras pessoas. Ao redigir o seu Manual de Estilo, preocupe-se em falar uma linguagem que seu cliente entenda. Evite termos muito técnicos e que não são muito usados. E, no caso de citar alguma tendência ou algum termo um pouco mais complicado, explique o que ele significa. A regra geral para o Manual de Estilo é que ele seja um material de bolso do cliente e, para que isso aconteça com sucesso é preciso que ele entenda cada uma das instruções dadas.

 

4- Torne as técnicas aplicáveis

Da mesma forma que a linguagem do Manual de Estilo precisa ser clara e fácil de ser entendida, as técnicas e resultados obtidos precisam ser aplicados de maneira simples. Por exemplo, de que adianta você dizer para sua cliente que o corpo dela é um Triângulo Invertido e que ela precisa criar volume na parte de baixo, sem ter exemplificado em termos práticos como fazer isso com peças e acessórios?! As técnicas servem para te orientar no que fazer no corpo do cliente, para alcançar a imagem pretendida e é preciso que ele entenda como fazer isso depois que o processo terminar. Procure ser clara e mostre nas próprias peças dele, as sensações que determinados elementos causaram. E claro, quando for transpor isso para o documento do Manual de Estilo, use exemplos que ele vá entender e conseguir reproduzir.

5- Preocupe-se em criar um material ilustrado

Uma das maiores diversidades da imaginação do ser humano está presente nas palavras. Portanto, criar um manual apenas com texto e poucas referências visuais é um grande perigo e pode gerar bastante confusão. Identifique imagens que expressem o que você realmente quer explicar para seu cliente e crie um material bem ilustrado. Isso não significa que seu Manual de Estilo precisa ter muitas fotos em relação à quantidade mas sim, imagens que sejam explicativas e claras ao entendimento do cliente. Use de recursos criativos para deixar essa leitura ainda mais dinâmica e rica em conhecimento.
Quer saber mais sobre esse assunto? Clique aqui.
Esperamos que essas dicas te ajudem na jornada da Consultoria!

Nos conte se você gostou e o que mais gostaria que conversássemos por aqui! 😉

Se você quiser aprender ainda mais, clique aqui e conheça nosso curso Ferramentas Online para Consultoras e saiba como criar manuais mais dinâmicos e ricos em conteúdo!

2 thoughts on “5 dicas para montar um Manual de Estilo Incrível

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *