Tem dias que se vestir parece um pouco mais difícil por causa do clima que está em nossa cidade. Muitas vezes o frio aperta e em outros, o calor parece tirar toda elegância que planejamos ao sair de casa. Uma boa estratégia para resolver esse conflito é saber escolher bem o tecido das nossas roupas. Especialmente quando estivermos em uma loja prestes a trazer uma nova peça para casa, escolher o tecido certo vai garantir que você não se irrite nem se surpreenda após um longo dia. Aprenda agora a escolher os tecidos certos!

Como saber qual o tecido da minha peça?

No trabalho, os tecidos certos garantem um dia mais fresco, confortável, sem fugir do seu estilo e sem sair do grau de formalidade da função ou cargo que você desempenha. Para identificar qual o tecido da sua peça, você precisa observar a etiqueta dela, onde normalmente indica a composição da peça e os cuidados que você deve ter. A etiqueta vai indicar mais do que só a maneira de lavar e conservar. Ela detalha a composição da peça, de qual ou quais tecidos foi feita. Por exemplo: se ela é 100% algodão ou 30% poliéster e 70% viscose, etc. É essa informação que classifica se a peça é ideal para ser usada no verão, inverno ou para as quatro estações; e ainda determina a qualidade, durabilidade e o custo benefício.

Quais tecidos certos para o calor? E para o frio?

Ideal para os dias quentes: Fibras naturais (vegetais, animais ou minerais) – Algodão, algodão egípcio, algodão fio 100, tricoline de algodão, oxford de algodão, linho, seda, lã fria, lã super 100, panamá.

Ideal para os dias quentes e dias frios: Fibras químicas (artificiais) – Modal, tecell.

Ideal para os dias frios: Fibras químicas (sintéticos) – Oxford sintético, Microfibra, Poliéster.

Entendendo a composição dos tecidos

Os tecidos são classificados em categorias de fibras têxteis quanto a sua origem:

Naturais (A) – tecidos feitos a partir de fibras de origem vegetais, originado das sementes (algodão), das folhas (sisal e rafia), do caule (linho, rami e juta).

Naturais (B) – tecidos feitos a partir de fibras de origem animais, originado das secreções da lagarta (seda), e pelos do carneiro, coelho, alpaca, lhama e cabra (lã).

Minerais – tecidos feitos a partir de fibras de origem minerais, originado de metais (cobre, ouro, prata e amianto).

Químicas (A) – tecidos feitos a partir de fibras de origem química, originado de processos químicos: fibras artificiais obtidas da polpa da madeira.

Químicas (B) – tecidos feitos a partir de fibras de origem química, originado de processos químicos – fibras sintéticas obtidas do petróleo.

Onde encontrar as peças certas?

Algumas das lojas que indicamos, para encontrar os tecidos que citamos aqui são:

Jardin, Plural, Sacada, Maria Filó, Lelis Blanc, Animale, Básico, Iorane

Todas elas possuem loja física (muitas aqui em Belo Horizonte) e loja online também.

Baixe nosso checklist e nunca se esqueça!

Para você nunca se esquecer, preparamos um checklist muito especial para você fazer download e ter sempre esse roteiro em mãos! Depois conta pra gente o que você achou!:)

BAIXE AQUI!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *